Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 20:42
- publicidade -
InícioSociedadeVoltou-se a pintar os Reis em Alenquer

Voltou-se a pintar os Reis em Alenquer

-

Em 14 aldeias de Alenquer, voltou-se a pintar e a cantar os Reis. Regressaram às fachadas das casas as simbólicas pinturas que são executadas durante a noite e a madrugada do Dia de Reis.
“Esta é uma tradição classificada como património cultural e imaterial de interesse municipal e nacional e “que hoje está muito viva”, disse o vereador da Cultura, Rui Costa acrescentando que os grupos de hoje têm muitos jovens. Os grupos de Reiseiros cantam, e desejam bom ano aos moradores e outros pintam muros e fachadas das casas das localidade.
“É comum ver os mais velhos a acordar os filhos para vir à janela dar-lhes a conhecer o ritual”, acrescentou o autarca. Crê-se que esta tradição está relacionada com ordens religiosas que em tempos se instalaram na região e que ainda perduram também no Cadaval. Alenquer está a preparar a candidatura desta tradição à Unesco. ■

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.