Porto Cartoon em oito concelhos do Oeste

0
694

FotoOito concelhos do Oeste possuem núcleos expositivos da mostra PortoCartoon, que reúne cerca de 200 obras de cartoonistas de todo o mundo. A apresentação desta mostra polinucleada foi feita em Óbidos, no âmbito do Folio, com o director do evento, e do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marques, a destacar a “utopia” da organização em espalhar humor pelo maior número de espaços possível.
Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Alcobaça, Óbidos e Nazaré acolhem, até finais de Novembro, cerca de duas centenas de desenhos humorísticos que concorreram este ano ao Porto Cartoon. Em cada um dos municípios estão também os três desenhos vencedores: “a janela”, de Alessandro Gatto (Itália), “luz segura”, de Izabela Kowalska-Wieczorek (Polónia) e “candeeiro”, de Andrei Popov (Rússia).
O director do festival, Luís Humberto Marques, destaca que os primeiros prémios fazem uma interpretação da luz “extraordinária”, realçando a obra vencedora do caricaturista italiano, que também já tinha ganho este festival há três anos, já tem a obra transformada em escultura na invicta.
O responsável destaca que o tema deste ano – a luz – assinala um ano de “trevas” para o jornalismo e a liberdade de imprensa, referindo-se  ao atentado ao Charlie Hebdo, em França, a 7 de Janeiro deste ano. Nesse massacre foi morto Georges Wolinski, que presidiu ao júri do Porto Cartoon durante 11 anos e que este ano foi homenageado num tributo em que vários dos participantes enviaram cartoons alusivos a este caricaturista. “Ele contribuiu muito para que o Porto Cartoon seja o que actualmente é, um dos maiores concursos de humor do mundo”, disse Luís Humberto Marques.
Este responsável destacou ainda que a mostra tem por objectivo ligar as pessoas e fazer com que a “luz da cultura se espalhe e faça com que a liberdade e a democracia estejam cada vez mais presentes”. Por isso, acrescentou, só se consegue ver a luz do Porto Cartoon visitando os nove sítios onde está exposta.
A vereadora da Câmara de Óbidos, Celeste Afonso, destacou que esta mostra une a região e explicou que Torres Vedras, Peniche e Sobral de Monte Agraço, não participam apenas por razões logísticas.