Sporting das Caldas pode ser Campeão da 1ª Divisão

0
1168

Voleibol-Festejos_0657seniores-masc-SCCaldasO voleibol caldense está de parabéns ao escrever mais uma bonita página de história, através do Sporting Clube das Caldas, que vencer o segundo jogo do Play-off ao Guimarães assegurou o quinto lugar, a melhor classificação de sempre do clube, e a presença na final da I Divisão com o Castêlo da Maia.

É mais um degrau garantidamente subido pela formação caldense, depois do sexto lugar alcançado na época passada, este ano já garantiu o 5º lugar e ainda pode ocupar o último lugar do pódio, o que era um verdadeiro sonho neste clube e nesta região, que cada vez mais se destaca no voleibol nacional.
Vamos à história do jogo que teve lugar em Guimarães no passado sábado, dia 26.
Muito se falou deste encontro na passada semana nas redes sociais e na imprensa, com vários vídeos feitos pela equipa da casa a pedir ao povo vitoriano que pudesse ajudar a equipa a alcançar a igualdade no play off. Desta feita era de esperar um número razoável de público nas bancadas e assim foi. Uma boa moldura humana esperava as duas equipas, com o público caldense a comparecer também em grande número, com mais de duas dezenas de adeptos.
Apesar do primeiro encontro ter sorrido à equipa caldense, este acabou por não ser fácil. Só no final do 5º set é que se decidiu o vencedor. Este segundo encontro punha a pressão toda do lado do Vitória, que teria de ganhar obrigatoriamente para forçar o terceiro jogo.
A equipa caldense apresentou-se com o seguinte 7 titular: Kiká, Luís Moreira, Calaça, José Jardim, Nuno Pereira, Ivo Rodrigues e Miguel Agapito.
O jogo começou com alguns erros não forçados da equipa caldense, que foi deixando o resultado crescer para uma desvantagem inicial que podia comprometer o resto do set (8-4). Chegado a este primeiro tempo técnico, Júlio Reis pareceu ter acordado e conduzido a equipa para outra postura em campo. A equipa caldense empatou a partida a 9-9, deu a cambalhota no marcador e chegou aos 14-18. A equipa vitoriana conseguiu uma série de pontos e empatou a 21-21. A equipa caldense chegou aos 23-24 e podia ter fechado, mas o Vitória voltou a virar e fez o 25-24, mas foram os caldenses, com muita serenidade, que fechou o set aos 25-27.
O segundo set começou como o anterior, mas com o resultado a ser positivo para a turma caldense (4-8). Só que desta vez não deu chances aos vimarenenses de se aproximarem e seguiu na frente do marcador ao longo de todo o set. Sem deixar a equipa da cidade berço ganhar moral, o Sp. Caldas chegou ao parcial de 11-20 fechando o set de forma controlada e com sentimento de dever cumprido, 18-25.
As aspirações vitorianas começavam, a esfumar-se, agora em desvantagem por dois sets. Era a altura do tudo ou nada.
O Vitória e o SC Caldas tiveram todo o set “colados” no marcador e nunca conseguiram uma vantagem superior a dois pontos. A partida esteve empatada a 7, 10, 16, 22 e 24. Nesta altura a vontade de querer escrever mais uma página de história foi superior e a equipa das Caldas da Rainha fechou o set aos 24-26.
A festa nas bancadas foi sinónimo da festa dos jogadores, que sentiram na pele que todos eles entraram novamente no livro de memórias do clube, da cidade e da região.
Segue agora o Playoff diante da forte equipa do Castêlo da Maia. O primeiro jogo será nas Caldas, a 9 ou 16 de Abril. Os dois jogos seguintes serão na Maia. Casa seja necessário, há lugar para mais um jogo nas Caldas e outro na Maia.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

 

Júlio Reis, treinador do SCC
Está a ser uma época excelente
Era um jogo de extrema importância, já falavam durante a semana que garantidamente iam ganhar. Nós entrámos muito consistentes e garantimos a vitória por 3-0 e fazemos mais este feito de garantirmos o quinto lugar e de irmos lutar pelo terceiro e pelo título da I Divisão. Está a ser uma época excelente e estamos focados para ganhar mais algumas posições. Estamos em preparação e queremos levar o Castêlo da Maia pelo menos a fazer os cinco jogos. Tem sido um crescendo ao longo destes anos, todos os anos damos um passo à frente, estamos a chegar perto do que era um dos grandes objectivos há alguns anos. Não quer dizer que o vamos conseguir, mas pelo menos estamos na disputa, quem está numa final pode ganhar ou perder, mas é um feito incrível comparando instituições e mesmo equipas. No início de época fizemos uma equipa nova e mais uma vez se tem provado que temos acertado na formação e a dar passos consistentes, com bases. O primeiro jogo vai ser extremamente importante, porque jogamos em casa e será aquele em que temos mais possibilidades de começar à frente no play-off.