AGRUPAMENTO JOSEFA DE ÓBIDOS

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Educação inclusiva: nada sem nós quando se fala de nós
A Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva é uma organização independente criada em 1996 e mantida pelos ministérios da educação dos países membros e apoiada pelas instituições europeias (Comissão e Parlamento). Atua como uma plataforma de colaboração para os seus 29 países membros, em matéria de necessidades especiais e de educação inclusiva. O objetivo é melhorar as políticas e as práticas educacionais dirigidas a alunos com incapacidades e necessidades educativas especiais. Tem mandato dos países membros para facilitar a colaboração no que respeita às prioridades consentâneas com as definidas pelo Conselho da União Europeia.
No dia 16 de outubro esta Agência Europeia organizou o seu quarto encontro no Luxemburgo com o título “Inclusive Education: Take Action! Luxembourg Recommendations”. Estes encontros pretendem recolher e compilar os pareceres dos jovens com necessidades educativas especiais com a finalidade de influenciar a política educativa dos países membros para uma escola mais inclusiva.
Estiveram presentes mais de 240 jovens com necessidades educativas especiais representando o ensino básico, secundário, profissional e superior. Todos foram convidados a dar o seu parecer e a descrever as suas experiências sobre as barreiras e boas práticas nos seus estabelecimentos de ensino. Os países membros desta Agência nomearam os jovens.
O Sr. Diretor Artur Oliveira congratula-se pelo facto de dois alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, conjuntamente com uma professora de educação especial, se tenham constituído como a delegação portuguesa neste evento.
Este encontro teve como objetivo dar aos jovens de toda a Europa uma oportunidade de fazer ouvir as suas vozes. Permitiu que cada delegação pudesse apresentar e partilhar as suas experiências pessoais, expressar os seus próprios pontos de vista sobre a forma como decorre a educação no seu país, descrever e opinar como superar barreiras à inclusão e explicar o progresso feito até ao momento. A ideia subjacente a esta audiência foi discutir a educação inclusiva em contexto escolar e perceber quais as questões que requerem mais trabalho e progresso. Para o efeito, foram ouvidos os pareceres dos jovens sobre como melhorar as ações nas escolas e instaurar boas práticas, ou seja, encontrar medidas concretas para as seguintes questões: Como reforçar a educação Inclusiva? Que sociedades querem para o futuro? O que fazer para que todos participem? Este evento constituiu-se como uma oportunidade para partilhar informação em áreas prioritárias e para facilitar o trabalho em rede entre todas as partes interessadas. O posicionamento destes jovens face à escola Inclusiva será apresentado em novembro no Conselho de Ministros da Educação Europeia pelo Ministro do Luxemburgo.
O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos em colaboração com a Câmara Municipal de Óbidos tem em parceria envidado esforços no sentido de oferecer aos seus alunos com necessidades educativas especiais edifícios sem barreiras arquitetónicas e transportes adaptados às suas necessidades. Presentemente encontra-se em elaboração o seu Projeto Educativo que se interliga com o Projeto Educativo Municipal, onde entre outros, apresenta como tronco comum lidar com a diferença e a diversidade de alunos, em todos os contextos educacionais, como uma questão de qualidade com o objetivo de apoiar a evolução de um sistema de ensino cada vez mais inclusivo eficaz e sustentável.

Artur Oliveira
Director

Fernanda Portugal
Coordenadora da Educação Especial