EHTO assinala aniversário com actividades solidárias

0
880
A escola conta actualmente com 200 alunos e 40 formadores

Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) passaram a manhã de 15 de Novembro a pintar tectos e paredes, em arrumações e na confecção e serviço de almoço de várias valências da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha. Esta acção de solidariedade marcou o 13º aniversário da escola que conta este ano lectivo com 200 alunos e 40 formadores.

A sala de aulas foi trocada por actividades no exterior em dia de aniversário da escola. Em vez de cadernos e trabalhos escolares, os alunos arregaçaram as mangas e puseram mãos à obra, tanto a pintar paredes e tectos, como pés de mesas e cadeiras no lar de idosos e jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia. Houve também quem arrumasse o armazém da Loja Social e fizesse mudanças em duas divisões do Centro de Acolhimento Temporário. Outro grupo apoiou na confecção e serviço de almoço e, no final, ainda deixaram bolachas feitas para as crianças.
Estas acções de solidariedade, que movimentaram alunos e formadores da EHTO, assinalaram o 13º aniversário da escola, com polos nas Caldas e Óbidos, e que conta actualmente com cerca de 200 alunos. O director da escola, Daniel Pinto, destaca que cada vez mais os estabelecimentos de ensino “têm que estar disponíveis para desenvolver projectos ao nível das preocupações sociais e também ambientais”. Também por isso, um grupo de alunos participou num atelier de reciclagem de papel dinamizado pela Associação Pato e que decorreu no Paul de Tornada.
A EHTO participa, pelo sexto ano consecutivo no projecto Eco escolas e ostenta a bandeira verde, assim como no de escolas solidárias da Fundação EDP.
Já o ano passado a escola de hotelaria interagiu com o Banco Alimentar do Oeste e com o Centro de Recursos da Santa Casa da Misericórdia em algumas actividades, mas “de forma massiva foi a primeira vez”, explicou o responsável, acrescentando que pretendem, pontualmente, continuar a dinamizar estas actividades solidárias.
Inicialmente a ideia era fazer uma acção de limpeza nas margens da lagoa para assinalar o aniversário mas, como as condições climatéricas não o permitiram, a acção ficou adiada.
Presente na cerimónia de aniversário, que decorreu na EHTO, a vice-presidente da Câmara, Maria João Domingos, manifestou o desejo de que próximos anos a escola continue na senda da qualidade mas também de relação com a comunidade. “O contributo das escolas deve assentar não só naquilo que são as componentes técnicas e específicas mas também na formação dos cidadãos”, salientou.

Curso de escanção é novidade na escola

Começou a funcionar, em meados deste mês, o curso de escansão – enologia e serviço de vinhos, com 20 alunos. Trata-se da primeira formação do género ministrada nesta que é “uma das principais regiões vitivinícolas a nível nacional”, explicou Daniel Pinto. O responsável justifica ainda esta formação com a necessidade de mão-de-obra qualificada nas unidades hoteleiras, assim como de formação para garrafeiras e responsáveis por alojamentos locais.
Durante 300 horas de curso, os participantes irão abordar a viticultura e enologia, as regiões vitivinícolas de Portugal, serviço de vinhos, serviço de bar e atlas e vinhos do mundo, entre outras temáticas.
A EHTO também iniciou este ano lectivo um curso técnico de Apoio à Gestão Hoteleira e Restauração, em parceria com o IEFP de Torres Vedras, com 20 alunos e outro de Especialização Tecnológica de Gestão e Produção de Cozinha, com 15 alunos.