A Maria, mascote da região na campanha contra as alterações climáticas, estará em destaque no certame

A região está apostada em promover-se, de forma autónoma, a nível turístico e marca presença, com um stand, na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre 11 e 15 de Março, em Lisboa. O objectivo é criar uma entidade que possa fazer a promoção turística da região a nível nacional e no estrangeiro

Os 12 municípios oestinos estarão representados na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) com um stand próprio, de maiores dimensões do que o do ano passado, e com uma mensagem centrada na afirmação do Oeste Verde, tendo como imagem de marca a Maria, a mascote que simboliza a estratégia de combate às alterações climáticas. Cada município terá também lugar para promover os seus produtos turísticos e haverá animação diária, para mostrar os milhares de visitantes que anualmente costumam visitar a feira, que já vai na sua 32ª edição. A região costumava estar representada no Turismo Centro (que engloba 100 municípios), mas acabava por ficar sem a visibilidade pretendida, pelo que os autarcas decidiram que deveriam fazer, de forma autónoma, a promoção. “Não estamos em guerra com a entidade regional do Centro, o que sentimos é que é uma entidade com demasiados municípios para que depois possa chegar a todo o lado equitativamente”, explica o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado.
Está também a ser equacionada, entre os autarcas, a criação de uma entidade que promova a região Oeste. “Os turistas que chegam a Lisboa não querem ficar só na capital, acabam por querer visitar outras regiões, procurar outros sabores e sensações”, diz o responsável, acrescentando que se esta região não apostar na promoção enquanto destino, os turistas irão procurar outros locais para visitar. Além da BTL, o Oeste pretende marcar presença noutras feiras e certames relacionados com o turismo, tanto a nível nacional como internacional. “Estamos a equacionar, em termos financeiros, a possibilidade de podermos estar noutros eventos nacionais e internacionais para que possamos trazer mais turismo à região Oeste”, explica Pedro Folgado. Para Outubro deste ano está já prevista a participação na Festa das Vindimas, um evento organizado pela Câmara de Paris (França), com a presença dos produtos da região Oeste. “Paris é uma região com muitos luso-descendentes e poderá trazer depois pessoas ao Oeste”, acredita o autarca.
Pedro Folgado diz mesmo que estão “sedentos” que mais pessoas possam descobrir esta região, que tem feito um percurso de afirmação nos últimos anos.