aGuardada dinamiza Oficina da Natureza em Óbidos

0
384
Uma aula de pilates foi uma das atividades dinamizadas no Parque da Vila
- publicidade -

Tirar as pessoas de casa e dar-lhes estímulos de paz e tranquilidade em comunhão com a natureza é o objetivo do projeto, apresentado no sábado

Durante a manhã de sábado (26 de março) o Parque da Vila, situado na encosta do castelo de Óbidos, acolheu a iniciativa Positividade Verde e Plantação pela Paz, dinamizada pelo projeto aGuardada, do empreendedor Luís Henriques. O objetivo passa por tirar as pessoas de casa, neste período de pós pandemia, e levá-las para espaços onde possam “contemplar, desfrutar e dar-lhes um input verde, da natureza e da esperança”, explicou o responsável à Gazeta das Caldas.
Nesta primeira Oficina da Natureza, os participantes começaram com a plantação de árvores, como pinheiros mansos, cedros e outras espécies autóctones da floresta mediterrânica, para assinalar o Dia da Árvore e da Floresta. Seguiram-se outras iniciativas como ioga, pilates e uma aula de meditação, também no Parque da Vila, um espaço que já contempla percursos pedestres, mas que pode vir a ser mais fruído.
Luís Henriques pretende, depois, com a sua Oficina da Natureza promover eventos ligados a empresas corporativas, com a organização de programas com atividades e circuitos para os seus colaboradores. “A ideia é fixar as pessoas, pelo menos, duas noites, e dar-lhes um programa de experiências, que passa por aulas de grupo, jogos, atividades aquáticas na lagoa, passeios temáticos e outras atividades que permitam explorar o património natural do concelho”, explicou o empreendedor. No futuro é também objetivo organizar uma programação própria, como é o caso de um evento do género de Danças do Mundo, que permita às pessoas permanecer algum tempo neste território, com música alternativa e num contato direto com a natureza. Luís Henriques gostaria ainda de dinamizar atividades descentralizadas pelo concelho, mensalmente, desafiando as pessoas a conhecer alguns locais de realce a nível natural.
O projeto aGuardada, criado ao abrigo do programa ATIVA-TE, do Espaço Ó, é dinamizado por Luís Henriques, natural da Guarda e residente em Óbidos desde finais de 2012. Enfermeiro de profissão, decidiu deixar Lisboa, juntamente com a esposa, quando estavam à espera do primeiro filho e queriam promover-lhe uma infância saudável, num local calmo e relativamente próximo da capital. A “aventura” que viria a conduzir à aGuardada começou em 2015 quando plantou os primeiros castanheiros num terreno abandonado, que era propriedade dos avós e doado pela madrinha, na Guarda. O facto de as pessoas da terra estarem “desacreditadas” do castanheiro deu-lhe “ainda mais vontade” de levar para a frente a plantação das árvores, inovando com alguma tecnologia e conhecimentos científicos.

- publicidade -