Cidades da região dão importância distinta às geminações com congéneres

0
399
A banheira em mármore, com 700 quilos, que partiu de avião em Março de 2018, e que ainda permanece na alfândega de S. Paulo

Há uma banheira termal que saiu das Caldas em Março de 2018 e que ainda não chegou ao seu destino: Santo Amaro da Imperatriz, no sul do Brasil. Este objecto, datado de finais do século XIX e que pertenceu ao Hospital Termal deveria integrar um monumento comemorativo dos 200 anos da criação daquela cidade brasileira (geminada com as Caldas da Rainha), mas continua na alfândega de São Paulo, porque a embalagem em que seguiu era de madeira não fumigada. A parte burocrática já estará resolvida na alfândega e a Prefeitura de Santo Amaro de Imperatriz está agora a arranjar dotação orçamental para a levar para aquele município situado no sul, no estado de Florianópolis. De acordo com o vereador caldense, Hugo Oliveira, o município brasileiro terá eleições autárquicas em Novembro, pelo que esperam pela tomada de posse do novo prefeito para definir as acções futuras a realizar no âmbito da geminação.
No que respeita à geminação com Huambo deverá, no futuro, ganhar um novo fôlego, com a entrada em funções da nova governadora, explicou o autarca à Gazeta das Caldas.
Caldas da Rainha está actualmente geminada com Le Raincy (França), Figueiró dos Vinhos (de onde é natural o pintor José Malhoa) e Poços de Caldas (Brasil), esta última também uma estância termal.
Segundo a Câmara Municipal, há ainda acordos de intenção de geminação com Coria e Badajoz (Espanha), Ribeira Grande (Cabo Verde), Cambo-les bains (França), Dinant (Bélgica), Perth Amboy (EUA) e Lubango (Angola). Alguns destes acordos de geminação têm décadas.

ÓBIDOS PRIVILEGIA PARCERIAS INTERNACIONAIS

Óbidos não tem, actualmente, qualquer geminação activa. De acordo com o presidente da Câmara, Humberto Marques, já houve uma parceria com a cidade brasileira de Gramado, com a qual trabalharam de forma bastante próxima a política de eventos. Contudo, nos últimos anos, Óbidos tem apostado numa outra forma de cooperação, que passa pela presença em diversos projectos nacionais e internacionais. “Estivemos em redes europeias, como os Clusters Criativos em territórios de baixa densidade, onde fomos líderes, ou a rede Creative SpIN, que procurou trabalhar a criatividade em sectores mais tradicionais da economia”, explicou o autarca à Gazeta das Caldas.
Mas tem feito mais. Os técnicos do município têm visitado e trabalhado com cidades literárias, um pouco por todo o mundo, numa lógica de aprofundar a estratégia “Óbidos Vila Literária”. Estiveram em Paraty, no Brasil, mas também em Dublin (Irlanda), Barcelona (Espanha), Chauvigny (França) e em Pequim (China), entre outros países, onde foram “aprender, mas também mostrar aquilo que temos feito e de que muito nos orgulhamos”, disse o autarca, dando como exemplo o Folio– Festival Literário Internacional de Óbidos. “Privilegiamos esta estratégia de parcerias específicas e que vão ao encontro da nossa política global”, concretiza.

REACTIVAR “LAÇOS” COM NAMPULA

O município do Bombarral está geminado com a cidade de Nampula (Moçambique), embora nos últimos anos a geminação não tenha estado activa. A autarquia pretende alterar esta situação no futuro.
Um dos motivos que levou à criação da geminação entre a vila do Bombarral e a cidade moçambicana de Nampula foi a ligação do empresário bombarralense João Ferreira dos Santos àquele país africano, tendo-lhe sido inclusivamente atribuído o Grau de Comendador pelo Presidente da República, Óscar Carmona, em reconhecimento do seu valor enquanto empresário em Moçambique.
Com esta geminação, formalizada em Junho de 1997, procurou-se “abrir novos horizontes de solidariedade e de amizade”, promovendo trocas de conhecimentos e relembrando as culturas, usos, costumes, tradições e a vivência de cada povo.
Em termos empresariais, foram estudadas as hipóteses de desenvolvimento e estabelecimento de actividades recíprocas nas áreas de madeiras, pré-esforçados e agricultura, tendo a autarquia promovido uma visita a Moçambique com uma delegação que incluiu vários empresários do concelho, que tiveram assim oportunidade de contactar com a realidade moçambicana e em particular da província de Nampula.
Gazeta das Caldas contactou também os municípios de Alcobaça e Peniche, mas não obteve resposta até ao fecho da edição.

Nazaré é o município mais dinâmico na troca de experiências

O município da Nazaré é geminado com Capbreton e Nogent-sur-marne (França) e Badajoz (Espanha) e possui um acordo de amizade com Zushi, no Japão, e com Pipa, no Brasil, onde são destinos turísticos gémeos. Existe, ainda, de acordo com a autarquia, a intenção de formalizar uma geminação com Belém do Pará (devido à força do culto a Nossa Senhora da Nazaré, onde mais de três milhões de fiéis se reúnem, anualmente, para o Círio em honra da Santa, imagem e devoção levadas deste lado para o outro do Atlântico). “As questões marítimas são um dos temas em comum a estas cidades e vilas, e a troca de experiências, nomeadamente de conhecimento científico ou de vivências sobre algumas das realidades comuns (como a religiosidade) são uma das metas destes acordos entre municípios”, explica o autarca da Nazaré, Walter Chicharro.
No caso de Capbreton, já houve o desenvolvimento de um conjunto de acções entre os municípios, nomeadamente com o acolhimento de uma equipa de Andebol de Capbreton no Torneio Internacional de Andebol Jovem – Nazaré Cup, acções de mergulho dos aquanautas franceses na zona de influência do canhão da Nazaré e recifes artificiais, a presença de surfistas franceses nas ondas da Praia do Norte e a participação de um grupo da “Pinasse Capbretonnaise”, uma associação local de pescadores de arte xávega (arte de pesca), nas celebrações do Dia do Homem do Mar, em Maio deste ano.

VÁRIAS INICIATIVAS PREVISTAS

Entre as iniciativas previstas realizar proximamente estão o intercâmbio entre atletas da Associação Externato D. Fuas e de Capbreton, a participação da Big Band do município da Nazaré no festival local de jazz e o intercâmbio entre agrupamentos de escolas das duas vilas (troca de informações e conhecimentos, nomeadamente ao nível do ensino profissional). Está ainda previsto o apoio dos mergulhadores franceses no aprofundamento dos conhecimentos do canhão da Nazaré, através de futuras acções de mergulhos e de formação em salvamento aquático.
“É intenção da Câmara utilizar os conhecimentos dos mergulhadores (Aquanaute de Capbreton), a nível da literacia do oceano na educação para a cidadania, que as escolas do primeiro ciclo do ensino básico da Nazaré começaram a desenvolver no presente ano lectivo, no âmbito do projecto pioneiro lançado pela Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa e a Direção-Geral da Educação; e formar uma bolsa de mergulhadores locais que possam, de futuro, dar o seu contributo nas pesquisas sobre a vida do canhão”, salienta o autarca.
Com Capbreton, a parceira mais recente e também a mais dinamizada até à data, existe, ainda, um entendimento de co-promoção conjunta ao nível turístico, sendo intenção de ambos os municípios fazer a promoção dos destinos em certames do género em que participem.
O incremento e desenvolvimento de actividades económicas é, também, um dos objectivos destes acordos, através da captação de investimentos por parte de empresas e pessoas, mostrando-lhes as oportunidades que existem actualmente no concelho da Nazaré.