Empresa que iniciou atividade em 1994 na área dos recursos humanos está hoje consolidada com clientes em todo o país
A HumanGext assinalou, no passado dia 31 de outubro, o 30º aniversário numa celebração que teve lugar no grande auditório do CCC com cerca de 200 clientes e parceiros. A empresa que foi criada nas Caldas da Rainha de modo a permitir que empresas de dimensão reduzida pudessem ter um diretor de recursos humanos (RH) externo, com um custo reduzido, desenvolveu-se e tem hoje cobertura de todo o território nacional, além de ter um leque alargado de serviços, sempre na área dos recursos humanos.
Ricardo Lacerda Dias, CEO e fundador da HumanGext, lembrou o papel importante de duas pessoas em particular no arranque do projeto, nomeadamente o cliente número um e que mantém essa relação durante os 30 anos de atividade da empresa, João Branco Lisboa, e também Benito Perez, da Empresa das Águas do Areeiro. “Foi a pessoa que me convidou a vir trabalhar para as Caldas da Rainha, que me meteu o bichinho dos recursos humanos, porque, nem tinha eu ainda acabado o curso de Direito, pediu-me para dar um apoio no desenvolvimento do departamento de RH, numa empresa com cerca de 400 trabalhadores”, recordou.
Foi, então, em 1994 que Ricardo Lacerda Dias colocou em prática a ideia inovadora de criar um diretor de recursos humanos externo, acessível a todas as empresas, sem exclusividade, então com o nome de DIASP. Em 30 anos, a empresa, que conta com 12 colaboradores, não só expandiu a sua base de negócios, como se tornou de abrangência nacional, com mais de 200 clientes espalhados por todo o território português, incluindo Açores e Madeira, gerindo um universo de mais de 15000 trabalhadores em 25 áreas de atividade diferentes.
Foi em 2006 que surgiu a denominação HumanGext, que apesar de não ter substituído a DIASP, acabou por se sobrepor a esta na relação com os clientes. Susana Santos, que está na empresa há 15 anos, 12 dos quais como sócia, explicou que a DIASP já desenvolvia trabalho em áreas como o recrutamento e expansão, formação profissional e avaliação de desempenho. “Nessa altura, a HumanGext surgiu-nos para distinguir aquilo que era o serviço de consultoria mais tradicional e todos os outros projetos qualitativos de RH”, explicou.
Em 2009, a empresa lançou pela primeira vez a HumanGext Magazine, uma revista semestral totalmente idealizada e concretizada pela equipa da HumanGext. “Muitas vezes são mote para desenvolvimento de novos serviços, investigação”, realçou Susana Santos.
Em 2011, a empresa dá um passo importante na área da formação com a criação da HumanAcademy. Susana Santos recordou que no mercado existia muita formação estandardizada. Foi o mercado que pediu formação específica. “Formação que interessasse mesmo às empresas”. “É nesse âmbito que nos certificámos como entidade formadora e fomos a primeira a ser certificada em Portugal para dar formação na área do Direito, uma área irmã à dos recursos humanos”, lembrou a sócia da empresa. Dois anos depois, a empresa obtinha ainda na área da formação a norma ISO 9001, numa altura em que esta não era uma exigência.
O passo seguinte foi criar uma marca distinta para a área de projetos da empresa, a HumanProjet, em 2014. Este departamento direciona-se para a área da otimização dos recursos humanos das empresas clientes, com atividades que vão desde avaliações de desempenho a ações de team building. Se nessa altura este serviço existia apenas dentro do circuito fechado de clientes avençados da HumanGext, hoje em dia a base de clientes não avençados já representa um terço do total.
Já este ano, além de ter lançado um novo site, a HumanGext relançou a sua área de formação que, além dos cursos por medida, introduziu pacotes de formação construídos de acordo com um levantamento de necessidades dos clientes. Em 2025, a HumanAcademy vai passar a contar com formação online e on-demand.
Além da cerimónia do passado dia 31, os 30 anos da HumanGext foram marcados por diversas iniciativas. Foram lançadas duas edições HumanGext Magazine, “uma sobre os 30 anos que passaram e outra do que vem aí”, lembrou Rita Baptista, também sócia da empresa na qual trabalha há 20 anos. Foi ainda feita uma primeira edição do RHadar, uma iniciativa que, além de proporcionar formação, visa estabelecer uma rede de networking entre clientes.
Foram ainda realizadas duas campanhas, uma de bem-estar, na qual foram distribuídos vouchers com oportunidades culturais, desportivas e de lazer, como aulas de música, yoga, ténis, dança, cerâmica, mergulho, numa forma de “partilhar experiências com os nossos parceiros”, realçou Rita Baptista.
A segunda campanha visou apoiar a UAPT – Associação Ukrainian Refugees, que apoia feridos de guerra. “É um hospital sediado em Ourém que se mantém com capitais próprios e nós fizemos, em conjunto com os nossos clientes e parceiros, uma angariação de bens, projeto ao qual tencionamos dar continuidade”, disse Rita Baptista.
A sessão contou com a abertura do presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, que considerou a empresa “um parceiro de excelência na promoção das Caldas da Rainha”.
O autarca disse que “é uma honra para o concelho ter uma empresa desta área, que apesar de ter muitos mais clientes de fora das Caldas, continua aqui sediada”. Vítor Marques realçou ainda que “muitos dos clientes têm muitos anos de relação, o que também quer dizer qualquer coisa de bom”.
Durante a sessão, os presentes tiveram ainda a oportunidade de ouvir uma palestra com João Catalão, especialista em mentoria e coaching, que falou à plateia sobre a mudança e a necessidade da constante adaptação, quer a nível pessoal, quer das empresas. ■