Gestão da mudança nas organizações

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Em tempos de mudança, peça e escute muitos conselhos. Não guarde o “fardo” para si. 
Como disse Sócrates, “O segredo da mudança é focar toda a sua energia na construção do novo, e não no combate ao antigo”. Por isso, há que mobilizar todos os recursos disponíveis para empreender uma mudança séria, eficaz e com alguma segurança e confiança. Identifique os agentes de mudança da sua organização e trabalhe com eles para apoiar e dar início à mudança. E peça ajuda a um consultor e/ou a um coach profissional – eles irão ajudá-lo/a a manter uma visão global e externa, essencial à tomada de decisão.
Mas não gira apenas as mudanças, antecipe-as. Não assuma que as suas práticas tradicionais irão manter a lealdade dos seus clientes. Antecipe as suas necessidades de mudança. Leia livros e revistas atuais de negócios, assim como materiais de interesse geral. Aprenda a identificar tendências e aplique-as no seu negócio. Tome a iniciativa antecipando-se à mudança, em vez de esperar para reagir a ela. Opte pela Ação e não pela Reação.
Prepare os seus colaboradores a esperarem mudanças. A melhoria contínua implica mudança. Os seus colaboradores irão apoiá-lo/a quando:
•Esperam que a mudança traga algum benefício pessoal (não tem mal! Todos somos assim… e isso não tem que ser necessariamente mau!)
•Esperam como resultado um novo desafio
•Acreditam que a mudança faz sentido e que é a melhor coisa a fazer no momento
•Têm oportunidade de dar a sua opinião relativamente à mudança
•Respeitam a pessoa que está a promover a mudança

DESAFIOS DE MELHORIA
Peça ao seu responsável de Recursos Humanos, a amigos, a conhecidos (ou simplesmente ponha-se a caminho de uma livraria) que lhe indique livros e/ou outro material bibliográfico sobre planeamento da mudança. A partir deste material, faça uma checklist de planeamento da mudança que possa usar em diversas situações. Assegure-se que os materiais selecionados abordam: • Passos para Gerir a Mudança • Planear a Mudança • Ganhar Comprometimento • Estabelecer os Sistemas e Estruturas Necessários para a Mudança • Envolver os Outros no Processo de Mudança • Comunicar a Mudança • Dar Seguimento à Mudança