A Tailândia nos Sabores do Mundo da EHTO

0
499
- publicidade -

hotA iniciativa “Sabores do Mundo” levou os participantes dos almoços temáticos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste do passado dia 5 de Fevereiro a uma viagem aos sabores da Tailândia.
Os alunos do 3º ano de Cozinha e Pastelaria, com o apoio do chef Frederico Ferreira, elaboraram uma experiência de degustação que incluiu pratos ricos em vegetais e sabores intensos que misturavam o salgado, o picante e o agridoce. Até nos doces a experiência foi completa, com duas sobremesas apresentadas.
Os alunos do curso de Restauração e Bebidas serviram os convidados com um cocktail de pinacolada ou de maracujá, para quem preferia sem álcool. Já no restaurante de aplicação da escola, o ambiente era recriado sobretudo pela música ambiente.
A entrada servida foi um crepe tailandês de amendoim e legumes, que podia ser acompanhado com molho de soja ou molho agridoce. Ou com os dois.
Seguiu-se uma sopa de camarão e dois tipos de cogumelo. Um caldo bem típico da cozinha asiática, mas ao qual os alunos e professores concordaram em não dar um sabor tão forte como é servido no país de origem.
Mas arriscamos dizer que o melhor da refeição veio a seguir, com a mesa a encher-se de várias iguarias a preencher o prato principal.
Um delicioso caril de legumes que continha texturas suaves – como puré de batata e beringela assada – e outras crocantes – como os chips de mandioca. Tudo bem interligado com o molho de caril a dar o toque adocicado. Este prato também tinha um toque de malagueta para quem gosta do picante, mas que também podia ser uma ‘armadilha” para quem não gosta e pudesse estar menos atento ao que punha no garfo.
Entre as proteínas. Um filete de pargo no papelote com cogumelos. Bem tenrinho. E a estrela da tarde: um duo de frango. O peito surgiu num crocante roulade (técnica em que a carne surge enrolada, tem uma primeira cozedura lenta e uma segunda a uma temperatura mais elevada para ganhar uma ‘casca’ crocante) com caju. E a perna num guisado rico em sabores. O frango acompanhou com noodles fritos, mais um elemento crocante e bem tradicional.
A acompanhar havia ainda arroz basmati e salada de rebentos de vegetais. Sabores mais simples, mas bem asiáticos.
A ementa fechou com duas sobremesas. O leite creme de coco foi uma proposta mais simples, mas com um sabor muito interessante com o leite de coco a substituir o leite, ou as natas. E também uma proposta mais complexa, com chips de banana frita acompanhados de chocolate temperado, gelado de chá verde e bolo de mandioca.
Como o próprio Chef Frederico Ferreira sublinhou, não estava tudo perfeito, mas “não se pretende que seja um bom produto final, mas sim uma avaliação do que os alunos conseguem fazer”.
Por outro lado, o chef explicou que foi propositadamente dado menos volume a alguns dos sabores, para os adaptar ao gosto português. E também que sentiram algumas dificuldades para ter todos os ingredientes, pois alguns só conseguiram encomendar em Lisboa e outros nem chegaram a ser entregues.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -