- publicidade -

Gazeta das CaldasO poeta Armando Silva Carvalho, um dos nomes maiores da literatura portuguesa contemporânea, natural do Olho Marinho e que faleceu em Junho passado com 79 anos, terá um espaço em Óbidos dedicado à sua vida e obra. A criação do movimento que pretende dar a conhecer a importância cultural deste autor foi sugerida pela coordenadora do Folio, Celeste Afonso, aquando da homenagem que lhe foi prestada no festival e contou, desde logo com a participação do ministro da Cultura, Luís Castro Mendes.
A terceira edição do Folio, que arrancou a 19 de Outubro, decorre até ao próximo domingo, com diversas conversas de autores, música, apresentações de livros. Encerra com o concerto “Ficções do Interlúdio” com Helder Bruno, que conta com os convidados especiais Nuno Guerreiro e Ricardo Carriço.

FolioÓbidos vai ter um espaço dedicado ao poeta Armando Silva Carvalho, onde será reunido parte do seu espólio, mas também toda a informação que permita dar a conhecer melhor o homem natural do Olho Marinho, que é uma referência na literatura portuguesa contemporânea. A Sociedade Portuguesa de Autores enviou, inclusive, o seu nome em vida à Academia Sueca para ser submetido ao prémio Nobel da Literatura.
A ideia para a criação de um movimento de cidadãos foi lançada por Celeste Afonso durante a homenagem feita ao poeta. A coordenadora do Folio gostaria de já ter um grupo a trabalhar aquando das comemorações do terceiro ano da classificação de Cidade Criativa da Literatura, a assinalar a 11 de Dezembro. O espaço aberto à colaboração de todos quantos tenham conhecimentos sobre o autor, irá reunir entre outros documentos, a intervenção feita pelo ministro da Cultura durante a homenagem.
O objectivo é “dar a conhecer melhor o homem atrás do poeta, que se resguardava muito”, explicou Celeste Afonso, acrescentando que, não pretendendo entrar na sua intimidade, querem “humanizar” Armando da Silva Carvalho. Após o anúncio houve logo pessoas que disseram que queriam fazer parte, como foi o caso do escultor José Aurélio que se ofereceu para fazer o retrato do poeta.

 

- publicidade -