Capela de Sant’Ana em Salir do Porto poderá vir a ser recuperada

0
4512
Gazeta das Caldas
Estima-se que a Capela de Sant’Ana tenha sido construída no século XII |Joel Ribeiro

Já há projecto para a reabilitação da Capela de Sant’Ana, em Salir do Porto. A população, a paróquia de Salir do Porto e um grupo de emigrantes residentes nos Estados Unidos formaram uma comissão para a reconstrução deste edifício (actualmente em ruínas) e alguns dos seus representantes dirigiram-se à última sessão pública de Câmara, em 28 de Agosto, para apresentarem o projecto. A autarquia decidiu enviá-lo às entidades responsáveis pela sua aprovação (APA e CCDR), antes de tomar uma posição sobre o assunto.
A falta de elementos históricos sobre a capela – que se estima que seja datada do século XII – foi o principal senão que levou a Câmara a não dar já o seu parecer sobre a reconstrução deste património.

É uma das construções mais antigas do concelho das Caldas. Estima-se que a Capela de Sant’Ana – padroeira das avós –  tenha sido construída no século XII (a mando dos Cruzados) e que durante muitos anos tenha servido como local de despedida dos pescadores. “Como a população de Salir do Porto foi sempre dedicada à pesca e à navegação, as famílias dos pescadores iam até àquela capela despedir-se e ver chegar os seus entes queridos embarcados, rogando preces a Nossa Senhora”, refere a memória descritiva do projecto, que foi elaborado pelo Gabinete de Projectos de Engenharia Civil Paulo Rocha – O Casulo.