Festival de Ópera levou Gala aos Olhos d’Água do Olho Marinho

0
281
“A Filha do Regimento” foi a grande produção deste ano

Festival de Ópera terminou no domingo com lotação esgotada. Município quer manter qualidade da proposta

Terminou no domingo 15 de setembro, o Festival de Ópera de Óbidos (FOO) com a segunda apresentação da grande produção deste ano “A Filha do Regimento”, que foi apresentada no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras . A peça foi encenada por Jorge Balsa, feliz por ter conseguido contar com um tenor croata para esta produção, possibilitando ao FOO ter um lado mais internacional. “Conseguimos encontrar o humor e mostrar que a ópera pode ser acessível e divertida”. Valentino Blasina, o protagonista da peça – que é croata e que está radicado na Áustria – apreciou ver a reação positiva das pessoas que não têm acesso a este tipo de espetáculos. Também sublinhou que gostou de trabalhar com toda a equipa lusa.
No dia anterior, a Gala da Ópera decorreu no Largo da Fonte, em Olhos d’Água (Olho Marinho) e contou com a participação da Orquestra Filarmónica Portuguesa. E, mais uma vez, contou com lotação esgotada. No total, as sete récitas do festival tiveram dois mil espectadores.

O Olho Marinho recebeu a Gala de Ópera numa sessão que esteve esgotada

Segundo Filipe Daniel, presidente da Câmara de Óbidos, o balanço “é extremamente positivo, com as óperas a surpreenderam as plateias”. Segundo o edil obidense pretende-se “trazer a cultura para junto da população: democratizando-a e criando novos públicos”. Para Filipe Daniel, “queremos manter a chancela de grande qualidade”. José Rafael Rodrigues, o coordenador do FOO, afirmou que foi “emocionante” presenciar as reações do público do festival, que esgotou cinco das sete récitas. Na sua opinião, o FOO “é acarinhado pela região e que está cada vez mais enraizado e consolidado”. Responsável do evento referiu que trazer a ópera a locais inusitados, fora dos circuitos tradicionais foi “um objetivo cumprido”. Festival é organizado pela Banda de Alcobaça Associação de Artes com município obidense e DGArtes. ■