Trabalhabilidade – Gestão de tempo e stress

0
608

Aproveitando este período final de férias, onde tantos de nós aproveitou para usufruir verdadeiramente de tempo livre e da família, desanuviando das preocupações e do stress diários tantas vezes provocados pelo trabalho, acho oportuno lembrar um dos mecanismos fundamentais para gerir eficazmente uma organização, através da motivação e estímulo do trabalhador: Gestão de Tempo e Stress.

Nos tempos que correm, seja pela competitividade das organizações, seja pela exigência de normas de qualidade ou de clientes, uma das principais preocupações da gestão de recursos humanos é a criação de uma ferramenta para administração do tempo.
Através da formação neste tema, as organizações pretendem desenvolver habilidades para não só encontrar o seu próprio equilíbrio, como também para saber discernir prioridades, calcular a duração de cada atividade, estimular, questionar e ampliar a perceção que cada um tem de si próprio face às situações em seu redor, de forma a conseguir gerir tempo e stress. Esta medida parece simples e julgo até que chega a ser negligenciada pelas organizações, mas irá permitir saber como rentabilizar o tempo, melhorar a sua organização mas também o seu desempenho profissional, por forma a utilizar corretamente, e sem stress, o tempo disponível, melhorando a qualidade de vida dos seus colaboradores. Estaremos de acordo se afirmar que é fundamental, para o bom desempenho e desenvolvimento de cada um, compreender e gerir proactivamente o tempo e o stress, por forma a aumentar o bem-estar nomeadamente no trabalho, pois bem sabemos a dificuldade que há em “não levar trabalho para casa”. Pelo exemplo que temos tido de nossos clientes, é de fácil percepção que possuir um conjunto de competência técnicas e utilizar de forma correta algumas das ferramentas práticas de trabalho de gestão do tempo, contribuirá para que a probabilidade de sucesso aumente e, isso se reflita naturalmente na melhoria da sua vida pessoal mas também, profissional. Porque não aliar o entusiasmo ao exercício das funções, trabalhando e recondicionando hábitos comportamentais, para criar assim, um novo padrão de raciocínio, permitindo, aspirando nós, o bem-estar e qualidade de vida, na convivência consigo mesmo e com a equipa de trabalho, originando uma melhor execução de tarefas com a finalidade de conseguir maior produtividade.
Existem várias teorias basilares neste tipo de gestão, mas a metodologia de Lean, quanto à otimização do fluxo de produção através do aumento da eficiência e da produtividade dos trabalhos, assegura que apenas se produz o que for necessário, quando for necessário e da forma mais adequada.
“Tenha horas regulares para trabalhar e para se divertir; torne cada dia tão útil quanto prazeiroso, e prove que você compreende o valor do tempo empregando-o bem. Então, a juventude será deliciosa, a velhice trará poucos arrependimentos, e a vida se tornará num lindo sucesso. (Louisa May Alcott)”.

Tânia Rosa
taniarosa@humangext.com

- publicidade -