Dia Mundial da Psoríase |29 de outubro – Um em cada dez portugueses ainda acredita que a psoríase é uma doença contagiosa

0
1152
Gazeta das Caldas
| D.R.

Lisboa, 29 de outubro de 2018 – De acordo com o novo estudo levado a cabo pela PSO Portugal e empresas Spirituc e Guess What, a maioria dos portugueses já ouviu falar em psoríase, mas há ainda mitos associados à doença que importa desmistificar, revela um estudo sobre o conhecimento que os portugueses têm da doença. Os mais de 400 questionários realizados revelam que 72% dos inquiridos conhece ou já ouviu falar sobre a psoríase, ainda que mais de um em cada dez continue a acreditar que esta se trata de um problema contagioso. Estes dados foram apresentados no âmbito do Dia Mundial da Psoríase que se assinala hoje, dia 29 de outubro.
De acordo com o mesmo estudo e outros dados,  86% dos inquiridos revelou saber que esta é uma doença que não tem cura, com 2% a acreditar que se trata de um problema potencialmente mortal.
Para além destes dados, foram ainda apresentados os resultados de um estudo que avalia os principais impactos da doença na qualidade de vida de quem dela sofre.

A psoríase, doença que afeta cerca de 250 mil pessoas em Portugal, é uma doença crónica da pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade. Caracteriza-se geralmente, pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, habitualmente nos cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. Nos casos mais graves, estas lesões podem cobrir extensas áreas do corpo. Sendo uma doença pouco conhecida, é necessário informar e desmistificar quem lida com ela direta e indiretamente.
Sobre a PSO – Associação Portuguesa de Psoríase
A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase foi formalmente constituída em Fevereiro, como resultado da união de um conjunto de pessoas que, em 2004, se cruzou e sentiu a necessidade de criar uma associação que defendesse, apoiasse e desse voz aos doentes de psoríase.