JOSÉ LUIS SANTOS – este foi o primeiro supermercado das Caldas

0
3182
JOSÉ LUIS SANTOS
Conheci muitas casas comerciais da cidade, quase todas já desaparecidas | JOEL RIBEIRO

81 ANOS
CASADO, UM FILHO, UMA NETA

Trabalhei 25 anos neste sítio, no Supermimo, o primeiro supermercado das Caldas da Rainha. Foi um projecto inovador para a cidade, liderado por cinco sócios que eram também trabalhadores da própria empresa. Fui empregado de escritório e passei grande parte da minha vida ligado ao comércio pois comecei aos 10 anos como marçano e trabalhei em muitas casas comerciais caldenses, hoje desaparecidas.
Nasci em 23 de Janeiro de 1935 na rua dos Loureiros. Oitenta e um anos depois ainda vivo no mesmo sítio, se bem que numa casa nova. O meu pai era pedreiro no Hospital Termal e a minha mãe era mulher a dias. O dinheiro era pouco e por isso amanhávamos uma fazenda da minha avó na Lagoa Parceira.

Andei na escola primária perto da antiga polícia de trânsito e também na que havia na Praça do Peixe (Praça 5 de Outubro). Quando acabei, com dez anos, fui trabalhar como marçano na mercearia do João dos Santos Rego, na rua Capitão Filipe de Sousa. Eu varria o chão, limpava, fazia recados, entregava mercadoria nas casas dos clientes, areava as balanças. Ganhava muito pouco, mas tanto me fazia pois tinha de entregar o dinheiro todo à minha mãe para as despesas da casa.
Por esta altura havia muitos refugiados estrangeiros nas Caldas da Rainha. Eu morava mesmo ao lado de uma casa onde estava a Helga Liné com o irmão, a mãe e o padrasto. Era uma rapariga muito bonita e eu nem me passava pela cabeça que ela viria a ser famosa. Quando passava um avião, eles ficavam todos aterrorizados por causa da experiência dos bombardeamentos que tinham conhecido.  Em frente recordo-me que havia um conde francês, também refugiado.
Os estrangeiros davam outra modernidade às Caldas, que até à data era uma terra muito conservadora. Agora as mulheres iam aos cafés, fumavam, passeavam no parque, usavam calças. Lembro-me de uma estrangeira que tinha perdido a família toda e andava sempre alcoolizada.
No fim da Guerra – que foi muito festejado nas Caldas – os estrangeiros foram-se todos.

EMPREGADO DO COMÉRCIO

Quando eu tinha 12 anos fui trabalhar para a drogaria Malhoa, na rua General Querioz, onde é hoje uma perfumaria. Não gostei daquilo porque a patroa passava o tempo a mandar-me limpar o pó às prateleiras e eu achava que aquilo era trabalho de mulheres. Por isso mudei-me para a mercearia do Raul Matos que ficava na rua Diário de Notícias.
Mas também não fiquei lá muito tempo. Em 1949, tinha eu 14 anos fui para o comerciante mais rigoroso e mais honesto que conheci – o Manuel Lopes, que tinha uma mercearia na rua Alexandre Herculano. Ele tinha vivido em Moçambique onde trabalhou para uma firma alemã e veio de lá com aquela cultura de rigor implacável. Era um homem justo, mas não admitia um atraso de dois minutos, umas gramas a mais ou a menos nas pesagens, ou que entrasse qualquer mercadoria sem ser devidamente pesada ou medida.
Nessa loja tinha um colega, o Ernesto Lopes Ramos, dois anos mais velho que eu, que mais tarde viria a ser da Pide. Quando eu soube disso, já em adulto, encontrei-o uma vez em casa de uns amigos e cuspi-lhe na cara. Nunca mais o vi. Só depois do 25 de Abril é que soube que ele tinha sido um dos assassinos do Humberto Delgado.
Mas no início dos anos 50, na mercearia do Manuel Lopes, até nos dávamos bem e tenho de admitir que ele era um rapaz inteligente e de bom trato.
Ali trabalhei até ser chamado para a tropa em 1956. Fiz a recruta em Mafra e mandaram-me para casa dois meses até ser chamado para o curso de sargentos milicianos em Tavira. Era suposto ter sido promovido a cabo no fim do curso, mas a poucos dias daquilo acabar, estava com um rapaz de Torres Novas numa aula de esgrima e baioneta e vem um cabo do quadro permanente meter-se connosco e armar confusão. Travámo-nos de razões, eu disse-lhe o que não devia, mas não chegamos a vias de facto. Só que isso foi o suficiente para não ser promovido e fiquei soldado até ao fim da tropa. O outro meu camarada também, o que nos levou a desconfiar que aquilo foi uma armadilha porque nós os dois éramos contra o regime, devíamos andar a ser seguidos e tramaram-nos.
Eu nessa altura ainda não tinha actividade política, mas tinha alguma consciência social. Comecei cedo, com 15 anos, a ler o Ferreira do Castro, o Alves Redol, o Miguel Torga… E, é claro, eu não me conformava com a miséria, as desigualdades e a falta de liberdade.
Fui enviado para o RI5 para as Caldas e passei à peluda (vida civil) em Outubro de 1957. Não foi pacífica essa data porque queriam que eu ficasse mais tempo na tropa, sobretudo um tal sargento Peixoto, que até tem uma rua nas Caldas e era um situacionista. Mas tive um outro sargento que intercedeu por mim. Chamava-se Manuel Ferreira e viria a ser professor universitário. Era um homem contra o regime, simpatizou comigo e intercedeu para que eu saísse mais cedo.
Cá fora não encontrei logo emprego. Antes da tropa eu tinha-me matriculado à noite na Escola Rafael Bordalo Pinheiro (atrás do Chafariz das 5 Bicas), onde fiz o curso comercial. Depois ainda frequentei o Colégio Ramalho Ortigão para fazer o 1º ciclo do liceu, que conclui depois de fazer exame em Leiria. Também tentei fazer o antigo 5º ano, mas desisti.
Em 1958 arranjei emprego em Torres Vedras a vender sapatos num estabelecimento. Vivia numa pensão e fiquei por lá um ano e tal. Juntei-me com vários rapazes que também não gostavam do Salazar e tive alguma actividade política. Ao contrário das Caldas da Rainha, que era uma cidade comercial e conservadora, Torres Vedras era um meio mais operário e com terreno mais fértil para a contestação política.
Em 1960 estou outra vez nas Caldas e, como sempre a trabalhar no comércio, desta vez no Tavares Santos & Amaral, que tinha um armazém de mercearias na Praça da República. Eu era caixeiro de armazém e comecei a “fazer a viagem” a vender a retalho às mercearias da cidade.
Dois anos depois fui para Braga por conta da Sonadel. Vendia detergentes, mas o que ganhava mal dava para aguentar os gastos de estar deslocado. Por isso regressei às Caldas, estive uns meses desempregado e fui depois para Lisboa onde trabalhei como empregado de escritório num colégio privado na rua do Alecrim.

PRESO EM CAXIAS

Em 1964 então com 29 anos, regressei às Caldas porque tinha concorrido à SEOL (Sociedade Eléctrica do Oeste) e fui aceite. O trabalho era monótono (passava os dias a fazer os recibos da electricidade), mas só lá estive quatro meses porque a Pide encarregou-se de me tirar de lá.
Fui preso no dia 18 de Abril às 8h00. A PSP veio buscar-me a casa e levou-me para a esquadra, que na altura era ao cimo da Praça da Fruta. Lá dentro estavam o Peralta (da Foz do Arelho), o Manuel de Sacavém (que trabalhava na Secla) e outro rapaz também ligado ao Partido Comunista. Alguém tinha falhado: uma professora que era funcionária do partido tinha quebrado regras de segurança e, em vez de memorizar nomes e moradas, tinha-os apontado num papel. Para a Pide aquilo foi oiro.
Eu já há algum tempo que tinha a sensação de andar a ser controlado. Frequentava o Café Lusitano, ali ao fundo da Praça da Fruta, onde se juntava rapaziada amiga. Aliás desde o tempo em que eu andava a estudar que tinha o hábito de ir para lá, até para fazer os trabalhos da escola porque não tinha luz eléctrica em casa. E é claro que nós sabíamos quem eram os bufos.
À tarde veio a Pide numa carrinha buscar-me à esquadra e levou-nos para Caxias e depois para a rua António Maria Cardoso, onde fomos interrogados. Sofri a tortura do sono, mas, felizmente, foram “só” 48 horas, de pé, sem dormir. Houve quem sofresse muito mais, mas na altura eles não deviam ter muito efectivos para nos vigiarem.
Seguiram-se seis meses de prisão em Caxias. Sem julgamento porque, na verdade, eles não tinham muito conteúdo contra mim, a não ser alguns livros que me apreenderam em casa.
Eu tinha aderido ao PCP quando saí da tropa. Sem fichas nem cartões, claro, porque não podia haver documentos. Fui recrutado por um camarada em Tavira e integrei uma célula nas Caldas. Distribuía propaganda e tentava aliciar gente em quem eu confiava e que sabia que estava contra o regime. Tinha um controlador (funcionário do partido) com quem reunia de vez em quando. E era tudo. Na clandestinidade, quanto menos se soubesse, melhor.
Por que é que me meti nisso? Foi em parte pela boa literatura, pelos livros que li e me marcaram. E pelas dificuldades que atravessava na vida… A gente começa a pensar que alguma coisa estava errada. E também porque o meu pai, que era analfabeto, quando apanhava propaganda do partido na rua, levava-a para casa e pedia-me para lê-la.
Essa necessidade de intervir socialmente, levou-me a participar na vida associativa: nos Pimpões e na Banda Comércio e Indústria. E frequentava os espectáculos do Conjunto Cénico Caldense (CCC), onde, diga-se de passagem, estava lá a malta das Caldas que era da oposição.
Em Caxias a prisão aguentava-se melhor com o apoio uns dos outros. Líamos os livros que a família nos levava e que os guardas deixavam e discutíamos uns com os outros. A dada altura constou que nos queriam misturar com os presos de delito comum e nós, por meio de toques nas paredes, comunicávamos de umas celas para as outras e organizámo-nos para recusar isso. Nós entendíamos que não tínhamos cometido nenhum crime. Não queríamos estar na mesma ala dos outros reclusos.
Um dia trouxeram-me de Caxias à António Maria Cardoso e soltaram-me. Apanhei no Rossio o comboio para as Caldas. Mas já não voltei a ter emprego na SEOL. Era um homem marcado.
Consegui mais tarde ir trabalhar para o Bento Lourenço da Silva, que tinha uma oficina de automóveis e não se importava de dar emprego a um comunista. Estive ali oito anos como empregado de escritório e fui colega do José Luís Aniceto.
Foi por esta altura que conheci a Maria Áurea, que trabalhava na fábrica das malhas na rua da Feira. Namorámos à volta de dois anos e demos o nó em 1967. Não casámos pela Igreja. Na altura isso não era muito comum, mas não foi nenhum escândalo.

O SUPERMIMO FOI UMA NOVIDADE

Em 1971 abriu o Supermimo no Bairro Ponte e convidaram-me para vir para aqui, onde fiquei durante 25 anos.
Este foi o primeiro supermercado das Caldas: em vez das pessoas irem pedir os produtos ao balcão – que era o comum nas mercearias – aviavam-se directamente das prateleiras e pagavam na caixa. Hoje isso é normal, mas na época era uma novidade.
O Supermimo tinha cinco sócios: José Moreira Fernandes, Francisco Rosa Coutinho, António Cotrim, Fernando Mateus e Raul Silva Pereira. Nenhum nasceu em berço de oiro e todos trabalhavam na firma, que chegou a ter mais cinco empregados.
No Bairro da Ponte toda a gente lá ia às compras e também vinham clientes do centro da cidade. E como fazíamos também comércio a retalho, as mercearias das Caldas e das redondezas passaram também a abastecer-se aqui.
Eu era o único empregado de escritório e passava-me pelas mãos toda a papelada. Facturas, recibos, notas de crédito, notas de débito, remessas, letras, cheques, extractos, cartas. A tudo tinha que dar resposta, com a ajuda de uma máquina de escrever e, felizmente, já com uma máquina de calcular eléctrica.
Vinte e cinco anos depois, em 1996, reformei-me, numa altura em que a firma foi também trespassada.
Durante algum tempo trabalhei nos Móveis Mimo, que pertenciam à mesma sociedade e que ficavam aqui nas arcadas do Largo 25 de Abril, onde há agora uma florista e uma notária. Depois é que fiquei reformado de vez. Agora vou ao café ler o jornal, de vez em quando vou à mata procurar lenha para a lareira, vejo pouca televisão (e só o 2º canal) e até há pouco tempo ainda fazia umas caminhadas. Agora a saúde já não o permite.
Continuo ligado ao PCP e ainda vou à Festa do Avante, onde, aliás, eu e a minha mulher chegamos a fazer trabalho voluntário. Hei-de ficar no partido enquanto houver gente séria na sua cúpula. Quando sonhar que há lá corruptos, abandono imediatamente.