Saúde dos rins dá mote a aula aberta em Alcobaça

0
459

Alcobaça acolhe na próxima sexta-feira, dia 2 de Março uma sessão de esclarecimento sobre a saúde dos rins. Dirigida aos alunos da Universidade Sénior de Alcobaça, bem como a toda a população interessada, esta iniciativa conta com a presença de Fernanda Carvalho, nefrologista do Hospital Curry Cabral de Lisboa e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, que promove a sessão.
Com início marcado para as 15h00 (nas instalações da Universidade Sénior) e entrada gratuita, esta é uma actividade que decorre no âmbito do Dia Mundial do Rim, que se assinala a 8 de Março, e que pretende “sensibilizar os participantes para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença renal” que afecta cerca de 800 mil portugueses, explica o presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Fernando Nolasco.
As sessões vão realizar-se um pouco por todo o país durante o mês de Março para informar as populações acerca da importância de adoptarem hábitos mais saudáveis, como diminuir a ingestão de sal e aumentar a de água, optar por uma alimentação equilibrada, com mais fruta e vegetais, e fazer pelo menos 30 minutos de exercício por dia.
As estatísticas nacionais dão conta de um aumento de 2000 doentes em falência renal por ano. Por se tratar de uma doença com uma progressão normalmente silenciosa, muitos são os doentes que recorrem ao médico tarde demais, afastando qualquer possibilidade de recuperação.
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, existem actualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal em Portugal. Dos doentes já em tratamento, dois terços fazem diálise e os restantes já foram transplantados. A estes números acrescem ainda 2000 portugueses que se encontram em lista de espera para um transplante renal.

J.F.