Escritora espanhola escreve romance histórico sobre Josefa d’Óbidos

0
629
Gazeta das Caldas
A andaluza Brigida Gallego-Coin esteve em Óbidos durante mais de um mês a fazer uma residência literária | F.F.

A escritora espanhola Brigida Gallego-Coin esteve em Óbidos a fazer uma residência literária no âmbito do projecto Vila Literária da Unesco. Autora de várias obras, que têm a mulher como personagem principal, Brigida Gallego-Coin está a preparar um romance histórico sobre Josefa d’Óbidos, que tem como cenário a vila medieval.
A obra será apresentada na próxima edição do Folio, que decorre de 27 de Setembro a 7 de Outubro.

A escritora andaluza Brigida Gallego-Coin está a escrever um romance sobre a artista, também andaluza, Josefa d’Óbidos, que até há bem pouco tempo lhe era praticamente desconhecida e que veio a descobrir na vila medieval. “Josefa é uma personagem maravilhosa, espero estar à sua altura e saber contar bem a sua história”, disse a também jornalista à Gazeta das Caldas.
A autora já reuniu material e conheceu as pinturas de Josefa d´Óbidos, que considera muito “místicas e femininas, enamorando todos os que as contemplam”. Também já se deu conta de que existem várias estórias em torno da artista, algumas delas contraditórias. Vai, por isso, escrever um romance que tenta aclarar alguns desses mistérios, como o facto de uma mulher do século XVII não ter casado nem ter tido filhos.

“Era uma mulher emancipada, percursora na sociedade em que vivia”, conta a autora, acrescentando que esta emancipação poderá ser vista à luz do facto de ser uma pessoa com posses. Para além de Josefa d’Óbidos, no romance serão também abordadas histórias paralelas, onde aparecem rainhas ligadas a Óbidos, assim como referências a locais na região, como Alcobaça, Peniche e Nazaré. Na vila, a escritora contactou com as pessoas que lá moram e trabalham e participou nos eventos culturais.
A autora explica que as suas obras são uma “espécie de reclame”, ou guia de viagem para os leitores visitarem os locais onde a trama decorre.