Embaixadora Kirsty Hayes à Gazeta das Caldas: ” uma das prioridades das negociações é proteger os direitos dos britânicos que vivem em países europeus e dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido”

0
1040
- publicidade -
notícias das Caldas
A embaixadora Kirsty Hayes no jardim da área museológica da Fábrica Bordallo Pinheiro |IV

Caldas da Rainha foi uma das cidades visitadas pela embaixadora britânica, Kirsty Hayes, depois do referendo no Reino Unido, num périplo para ouvir as preocupações dos britânicos em Portugal. O estatuto de residentes, o acesso aos serviços de saúde e as pensões são os temas que mais ansiedade causam entre os imigrantes, disse a embaixadora. Kirsty Hayes estima que existam no Oeste 900 cidadãos do Reino Unido e notou que este número tem crescido nos últimos anos. Actualmente não há apenas reformados, mas também casais de meia idade que vêm abrir negócios.
Apesar da saída da UE, garante que o Reino Unido pretende continuar a ser parceiro, mantendo “uma estreita colaboração” com os 27 por exemplo, na segurança e defesa, investigação e ciência, cultura e educação.
Na entrevista que deu por escrito à Gazeta das Caldas, a embaixadora diz que o seu governo põe os “cidadãos em primeiro lugar”, tanto os britânicos que vivem em Portugal como os portugueses que vivem no Reino Unido. Mas é ainda cedo para saber como ficará o estatuto destas comunidades após dois anos de negociações.

- publicidade -