Jerónimo Sousa valoriza Faianças Bordallo Pinheiro como exemplo da produção nacional

0
660

DSC_0124 copyO secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, visitou no passado dia 12 de Janeiro a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro numa acção de campanha do candidato daquele partido, Edgar Silva, tendo valorizado o trabalho que tem sido feito por esta empresa de produção nacional.
O dirigente comunista conhece bem o historial da empresa e as dificuldades por que esta passou em 2009, até que foi adquirida pela Visabeira. “Aqui está um exemplo muito vivo de que foi com a luta dos trabalhadores que conseguiram criar esta realidade”, realçou.

Durante mais de uma hora de visita pela fábrica, Jerónimo de Sousa e respectiva comitiva, tiveram oportunidade de conhecer todo o processo de fabrico de uma peça cerâmica. Guiado por Tiago Mendes, responsável operacional da Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, o secretário-geral do PCP tomou contacto, por exemplo, na sala de modelação com as novas peças que estão a ser criadas para participarem na Feira de Frankfurt (Alemanha), em Fevereiro próximo.
Aprendeu como se fazem os moldes, a limpeza das peças, a sua pintura, cozedura e, por fim, viu alguns exemplares das peças de grandes dimensões criadas por Bordalo Pinheiro e que a empresa está a recuperar.
Tiago Mendes explicou-lhe que as peças de cerâmica feitas à escala humana foram um pedido da autarquia para criar na cidade uma rota bordaliana e que se tratou de um desafio difícil para a fábrica. “Mas não dissemos que não porque Bordalo Pinheiro também não o diria”, destacou o responsável, acrescentando que estão empenhados em seguir o legado que artista deixou. A fábrica encontra-se actualmente a recuperar mais moldes antigos para voltar a comercializar essas peças.
“Para nós, enquanto empresa, é fundamental ter estas peças identitárias junto com as outras que vamos produzindo”, disse  o responsável da fábrica, dando também nota do trabalho de parceria que têm desenvolvido com artistas, nomeadamente com Joana Vasconcelos.
No final da visita, inserida na campanha presidencial por Edgar Silva, o dirigente comunista disse que esta teve por objectivo mostrar que valorizam a produção nacional.  “Há uma necessidade de aumentar o aparelho produtivo e a produção nacional para sair da situação em que nos encontramos”, disse, defendendo que é com esse desenvolvimento que se cria mais emprego e riqueza e se resolvem problemas estruturais do país.
Esta foi também uma forma de mostrar que “valeu a pena” a luta dos trabalhadores pela manutenção da fábrica quando, em 2009, passou por graves dificuldades financeiras e de produção. “O investimento era fundamental pois sem ele as dificuldades iriam acentuar-se”, reconheceu, mas destacou que a resistência dos trabalhadores também foi fundamental para a sua continuidade. “Aqui está um exemplo muito vivo de que foi com a sua luta que conseguiram criar esta realidade”, concluiu.
A Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro mantém os 170 funcionários, embora ao longo dos últimos anos tenham feito alguma renovação, resultado da idade já avançada de alguns deles. No entanto, adverte, Tiago Mendes, a sabedoria e conhecimento técnico que possuem vai passando para os mais novos.
Com uma procura crescente, a empresa que “está na moda” comercializa sobretudo para o mercado interno, mas também para destinos como os Estados Unidos, Japão, Brasil e França. A pensar nesses clientes, há uma preocupação em criar, anualmente, novas colecções. Este ano haverá mais três linhas novas e um complemento a uma já existente.