Vereadora é a primeira provedora da Santa Casa da Misericórdia das Caldas e sucede a Lalanda Ribeiro
Maria da Conceição Pereira tomou posse como provedora da Santa Casa da Misericórdia das Caldas na manhã de 10 de janeiro, tornando-se a primeira mulher a liderar os destinos da instituição.
A provedora começou por agradecer o trabalho realizado por Lalanda Ribeiro à frente da instituição durante mais de três décadas. “Na verdade não estava nos meus planos assumir este cargo”, revelou a vereadora, explicando que sempre acreditara que Lalanda Ribeiro iria reconsiderar a decisão de abandonar. Conceição Pereira realçou ainda que este é um “desafio enorme”, especialmente devido à pandemia.
Uma das primeiras preocupações é a manutenção das regras sanitárias numa instituição que apoia crianças, jovens e idosos. Atualmente a Santa Casa apoia cerca de 70 idosos e tem lista de espera. “Há sempre essa dificuldade”, reconheceu. Outro grande desafio é a sustentabilidade financeira da instituição. Além dos acordos com a Segurança Social e dos apoios camarários, é necessário “procurar outros apoios”.
A remodelação da Casa de Repouso é um dos primeiros investimentos previstos, estando avaliada em cerca de 100 mil euros e havendo já uma candidatura ao programa PARES. Depois haverá que decidir o destino a dar ao edifício que já é propriedade da Santa Casa e onde se localizava uma loja de bicicletas.
Na Santa Casa já houve pontualmente casos de covid, “mas felizmente não houve nenhum surto”.
O anterior provedor, Lalanda Ribeiro, acompanhou a cerimónia através de vídeo-chamada. “Estou muito satisfeito de poder acompanhar a cerimónia”, disse, revelando a satisfação por ver Maria da Conceição Pereira tomar posse. “Estamos bem entregues”, disse, acrescentando que a sucessora “conhece a casa”. O ex-provedor agradeceu a todos os que com ele trabalharam nestes 34 anos em prol da Santa Casa e disse que saiu “para o bem da instituição”, uma vez que com a pandemia deixou de poder acompanhar presencialmente e sentia que isso poderia ser prejudicial. “Continuo ao dispôr”, garantiu.
O novo presidente da Mesa da Assembleia Geral, o também presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, agradeceu a todos os que se disponibilizaram para servir esta casa no momento em que o mundo, mas também Portugal e as Caldas vivem salientando que, nestes momentos conturbados, as instituições que protegem os que mais precisam são ainda mais importantes.
O presidente da Câmara, Fernando Tinta Ferreira, esteve presente na cerimónia, apelando à comunidade caldense “que sempre teve a noção de que era preciso o apoio de cada um à Santa Casa para fazer o que mais ninguém faz”. O autarca fez notar que “os apoios dos poderes públicos não são suficientes” e recordou que a Santa Casa “presta serviços em áreas em que mais ninguém presta no concelho”.
Tinta Ferreira agradeceu à nova provedora “mais um serviço que presta à comunidade de forma voluntária” e garantiu que tal como fazem “com as outras instituições”, tudo farão “para dar o apoio necessário”, dentro dos meios e possibilidades” da autarquia. ■