Migrantes têm centros de apoio à integração no Bombarral e Peniche

0
553
Cláudia Pereira, secretária de Estado para a Integração e as Migrações, foi ao Bombarral inaugural o CLAIM

Estrutura do Bombarral, a 122ª do país, funciona nos Paços do Município, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30

O Oeste passou, num só dia, a ter mais dois Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), com a inauguração deste serviço público no Bombarral e em Peniche. Um facto destacado, no passado dia 9, pela secretária de Estado para a Integração e as Migrações, a obidense Cláudia Pereira, que elogiou ambas as autarquias pela decisão tomada.
Na região, apenas os municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha e Sobral de Monte Agraço ainda não dispõem deste ponto de contacto com a população migrante.
Criar pontes culturais e linguísticas com a população estrangeira é a missão central da Rede CLAIM, que resulta de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações – ACM, I.P. e autarquias ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem esta rede.
Com atendimento gratuito, no CLAIM os utentes podem obter apoio e informação geral em diversas áreas, tais como regularização, obtenção da nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

Autarquia estima que vivam no concelho 450 migrantes de 40 nacionalidades

Índia, Nepal e Paquistão são as nacionalidades mais recentes devido à mão-de-obra agrícola

O técnico municipal está obrigado ao sigilo profissional e deve ser proporcionada uma ajuda “efetiva, humana e solidária”, de acordo com a Carta de Ética.
Cláudia Pereira lançou o desafio aos CLAIM do Oeste para começarem a colaborar entre si, partilhando sinergias e informações.
“Só com um trabalho em rede se consegue fazer um bom trabalho”, destacou a governante à Gazeta das Caldas após a cerimónia no Bombarral.
“A covid-19 veio pôr a descoberto as desigualdades sociais e económicas que já existiam mas que se tornaram muito mais acentuadas”, frisou a governante, que deixou o apelo para o trabalho concertado que se deve fazer a nível local.
Na cerimónia, Ricardo Fernandes frisou que “sendo o Bombarral um concelho de matriz marcadamente rural”, tem “uma necessidade tremenda de mão de obra para o setor primário, não encontrando já ao dia de hoje gente suficiente para responder às necessidades”. “A solução tem sido encontrada com recurso a população estrangeira, não havendo até ao momento conhecimento de situações similares à de Odemira”, evidenciou o autarca do Bombarral. O município tem agora 90 dias para fazer o plano de actividades do CLAIM.