Praias da Foz do Arelho e do Bom Sucesso com mais areia no próximo Verão

3
1641
A Caimão foi fabricada na Holanda e tem uma capacidade de dragagem de 150 metros cúbicos por hora.

Em resultado das dragagens em curso na lagoa de Óbidos, as praias da Foz do Arelho (mar e lagoa) e do Bom Sucesso (na margem sul) vão ter muito mais areia já a partir do mês de Março. No caso da Foz do Arelho, o cordão dunar vai ser de tal forma reforçado que ficará mais alto em relação ao nível do mar, sendo mais difícil que, depois disso, durante as marés vivas as ondas atravessem a praia até à lagoa, como chegou a acontecer nos últimos invernos.
A existência de mais 350 mil metros cúbicos de areia nestas praias não é o objectivo último das dragagens, mas sim uma consequência (positiva) dos trabalhos de desassoreamento que estão a ser realizados e que pretendem abrir um canal da lagoa ao mar que permita uma maior fluidez das correntes e fixe a “aberta” num local preciso.
“O objectivo é permitir a troca entre as águas fluviais e a água do mar para se poder regenerar a lagoa”, explica José Manuel Proença, do Inag (Instituto da Água).
A intervenção de emergência em curso custa 1,5 milhões de euros e prevê a extracção de 350 mil metros cúbicos de areia, o equivalente a um edifício do tamanho de um campo de futebol com cerca de 40 andares de altura.

3 COMENTÁRIOS

  1. a margem sul em vez de ter um canal,como o que estao a fazer na margem norte,nao.
    ainda por cima estao a tapar os pequenos canais que existiam para fazer circulaçao de agua-espertos.
    mas tambem ja ouvi dizer que no sitio da lagoa,na margem sul,iam construir mais um resort com campo de golf.

  2. Chamo a isto “Construções na Areia” ou “Areia nos Olhos”, Onde está a Engenharia Portuguesa que foi célebre nos anos 60, 70 ? Que ajudou significativamente criar o LNEC ? É com tristeza que vejo que interessa (apenas) é a “aberta” e a praia. Tudo isto é insuficiente. Onde estão as dragagens a montante ? As pessoas devem exigir conhecer o plano de dragagens – não só até Março.

  3. Está na altura de os responsáveis (?) autárquicos começarem rapidamente a pensar nas acções indispensáveis à revalorização de toda a área envolvente, no regresso racional e inteligente do FozBus, na limpeza do concelho (que continua ofensivamente emporcalhado, como aqui e aqui escrevi) e nas medidas indispensáveis à contenção da porcaria que a elite citadina, tipo Tinta Ferreira, ignora (por desconhecimento das realidades do concelho ou por hábito).
    o-das-caldas.blogspot.com/2012/02/foz-do-arelho-facam-alguma-coisa-de.html