Pior a emenda do que o soneto

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A CP resolveu penalizar ainda mais os seus clientes do Oeste, aumentando o número de transbordos e reduzindo a oferta de comboios em toda a linha. Para a semana está marcado um protesto em Lisboa, em frente ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas e esta semana estavam previstas iniciativas do PCP e do PS na linha do Oeste.

Os novos horários para a linha do Oeste, que entram em vigor a partir de 8 de Agosto, serão ainda piores do que os que estavam previstos há dois meses, quando a CP se preparava para acabar com os comboios directos para Coimbra, fazendo-os terminar a sua marcha em Bifurcação de Lares onde haveria um transbordo para aquela cidade.
Na altura o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas disse que “o governo defendia um reforço, e não a diminuição, do serviço ferroviário”, pelo que a empresa recuou e adiou a entrada em vigor dos novos horários. No entretanto, CP e governo responderam à Gazeta das Caldas que estavam a trabalhar juntos para encontrar uma melhor solução.
Que foi pior do que a anterior.
Agora os comboios para Coimbra “morrem” na estação da Amieira, onde virá uma automotora eléctrica buscar os passageiros para a cidade do Mondego. O objectivo é poupar quilómetros às velhas automotoras a diesel do Oeste que, assim, terão de fazer rotações mais pequenas.
A consequência disto é que se deteriora ainda mais o serviço da linha do Oeste, que volta a ficar sem ligações directas à linha do Norte. Para Coimbra passará a ser necessário um transbordo. E para Aveiro ou Porto só será possível viajar desde que se apanhe três comboios.
A solução é tanto mais ridícula porquanto um passageiro que queira viajar das Caldas para a Figueira da Foz (numa distância de 110 quilómetros) terá de apanhar três comboios e fazer dois transbordos, um deles para percorrer apenas três quilómetros (entre Amieira e Verride).
No resto, para Leiria e para Torres Vedras e Meleças está também prevista uma redução da oferta. Esta medida visa colmatar a supressão de comboios por falta de material circulante. Uma estratégia que a CP tem vindo a seguir (já este ano acabou com dois comboios entre Caldas e Torres Vedras) e que, no limite, poderá levá-la a acabar com todos os comboios pois será uma maneira de acabar também com as supressões.
Até lá a CP vai continuar a suprimir comboios, sendo que muitas vezes estes nem sempre são substituídos por autocarros.

MANIFESTAÇÃO EM LISBOA

A Comissão Para a Defesa da Linha do Oeste emitiu um comunicado onde diz que “o Governo e a CP insistem em afastar utentes da linha do Oeste”. O documento refere que “ao invés de tomarem medidas imediatas para repor o material circulante em falta, assegurando a viabilidade da Linha, com elevada procura por parte dos passageiros, “resolvem” o problema afastando os utentes que, serão obrigados a encontrar alternativas de transporte”.
Para 26 de Julho (na próxima quinta-feira), está prevista uma manifestação em frente ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas (Av. Barbosa do Bocage), organizada por esta comissão. Paradoxalmente – e porque os horários da CP não servem – a deslocação será feita em autocarro estando já previstas saídas de Alcobaça, S. Martinho do Porto, Caldas da Rainha e Bombarral. A saída do autocarro das Caldas será feita junto à estação às 9h00 e as inscrições podem ser feitas pelos Tel. 969357539 ou 932650702.
Mesmo sem ser em campanha eleitoral, os partidos políticos regressam novamente à linha do Oeste para protestar contra as supressões e exigir a modernização da linha e a compra de novos comboios. Para a passada quarta-feira (já após o fecho desta edição) estava prevista uma viagem das Caldas da Rainha para Leiria com eurodeputados do PCP e no dia seguinte, quinta-feira, era a vez de uma comitiva do PS viajar das Caldas para Lisboa tendo como destino final do Ministério de Pedro Marques onde iria entregar uma missiva ao governante.
Quanto à AMT (Autoridade da Mobilidade e dos Transportes), que é a entidade reguladora do sector, esta continua com um ruidoso silêncio acerca das supressões na linha do Oeste.