Comida egípcia em crescimento nas Caldas

0
1118
Katrin Soliman são os responsáveispelo restaurante que tanto cativa portugueses como estrangeiros

Restaurante Cairo, Cairo aumentou lugares para clientes. Objetivo é poder passar a receber grupos

É na Rua Vitorino Fróis, nº 40, que fica o restaurante Cairo, Cairo, próximo do local onde ficava o Canas. A proprietária, a egípcia Katrin Soliman, que veio viver para Portugal com a família há 22 anos, fez recentemente obras de ampliação, aumentando de 20 para 60 lugares, por forma a corresponder à procura.
A empresária conta que conhece a oferta de comida árabe em Portugal e afirma que o seu restaurante é o único que oferece uma ementa típica do seu país, o Egito.
Cairo, Cairo abriu em novembro de 2019 e, durante os meses de confinamento, trabalhou em take-away e foi levar a sua comida por todo o Oeste, desde a Lourinhã até à Nazaré.
Um dos pratos mais pedidos da ementa é o Koshary, uma especialidade vegetariana que inclui arroz, lentilhas e macarrão. “É o prato mais popular que se vende nas ruas do Cairo”, contou a egípcia, que começou por cozinhar este prato que demora várias horas a confeccionar.
A cozinha egípcia tem características especiais, com vários cozinhados a baixa temperatura e proveniente de receituário antigo. Katrin Soliman explica que cozinha tudo na hora e, como tal, “é sempre melhor reservar ou encomendar com tempo”. A responsável aprecia cozinhar à vista dos clientes a típica Moussaka ou Kofta (prato que pode ser feito com vários tipos de carne, excetuando de porco) e gosta que a vejam entre tachos e panelas.
O Cairo, Cairo tem, entre os seus clientes, vários estrangeiros que vivem no Oeste. A comida egípcia usa muitas favas, lentilhas e beringelas. “Estas últimas são para nós, como o bacalhau é para vós!”, explica.

O Koshary foi o primeiro prato que foi dado a provar aos clientes deste espaço

Katrin Soliman já faz 15 pratos diferentes, como Shish tawook de frango ou salada verde egípcia, entre outras especialidades que usam, por exemplo, folha de videira. Também tem sumos naturais e sobremesas típicas do seu país, como a famosa Baklava.
A responsável, que não dispensa as compras diárias na Praça da Fruta, opta por não guardar comida para o dia seguinte, apostando forte no desperdício zero. Segue à risca as receitas caseiras que a mãe lhe ensinou e o que cozinha para os clientes é o mesmo que leva para a casa.
Katrin Soliman pretende apostar em ter um Open Buffet, com música e dança, uma vez por mês. O preço médio fica nos 15 euros e é necessária reserva pelo telemóvel 911 060 609.

Húmus

Ingredientes: 200 gramas de grão para demolhar; sal a gosto; duas colheres de azeite; vários condimentos

 1- Preparação
Demolhar e cozer o grão
Colocar o grão de molho e trocar várias vezes de água, até esta sair escura. Coloca-se a cozer (não usar a panela de pressão)apenas com um pouco de sal.

2- Preparação
Passar e triturar o grão
Depois de cozido, passar o grão por água fria e triturar, fazendo, desse modo, uma pasta com o grão. Não se deve usar a água da cozedura.

3- Adicionar
Juntar condimentos
Juntar uma colher de café de cominhos moídos; outra de semente de coentros secos; pimentão doce; um dente de alho; sal a gosto; sumo de limão; duas colheres azeite e igual de Tahini.

4- Adicionar
Outros Ingredientes
No momento em que se tritura o grão, podemos adicionar beterraba ou espinafres, o que vai dar coloração ao nosso Húmus, que deve ser conservado no frigorífico

5- Dicas da Katrin
Sumo de limão ou vinagre
Se for para consumir no momento seguinte, deve escolher usar gotas de limão. Se for para consumir dali a algum tempo ou no dia seguinte, deve preferir gotas de vinagre na pasta de grão