Treino de Cães, Burros e o Mundial de Futebol

0
1398
Gazeta das Caldas
- publicidade -

O treino dos animais de estimação têm vários efeitos positivos para estes ao nível do comportamento, actividade física e repouso e também na relação com os donos.

 

Rui Barros

Treinador da Pet Nanny

- publicidade -

facebook.com/pet.nanny.colina.da.torre

 

Nos últimos anos temos assistido a uma mudança de mentalidades e, cada vez mais, os animais começam a ser vistos não pelo seu valor como ferramenta de trabalho, mas como um ser que adotamos e trazemos para o seio da nossa família.

A legislação tenta acompanhar esta mudança, aumentado a responsabilidade dos donos ou tutores, aumentando a fiscalização e tentando abolir cada vez mais as restrições à presença dos nossos fiéis amigos em todos os locais públicos e privados.

Estamos a falar de cães, certo? Pois bem, na verdade o treino de animais está a estender-se a todo o tipo de espécies. Cães, gatos, aves domésticas, burros, cavalos, porcos, ouriços-cacheiros, coelhos e até peixes.

Os animais são agora parte integrante da família e, quem pode, quer estender este conceito a outros animais, promovendo a harmonia entre espécies e a comunicação com os humanos.

Com o treino abrimos canais de comunicação e o animal é recompensado por tentar ir ao encontro da nossa expectativa em termos de comportamento. Na maioria dos casos os animais são seres sociais, que gostam de interagir connosco, e com os métodos adequados aprendem a gostar de fazer tarefas que de outra forma seriam stressantes e em último caso poderiam originar dor pela contenção física.

Para além de treinar animais para que estejam confortáveis ao serem manipulados, estamos a facilitar a tarefa dos veterinários durante as consultas e limitando o uso de meios de contenção ou calmantes. O treino preenche também uma parte do dia do animal, sendo normalmente uma tarefa desgastante e que tem um efeito calmante duplamente eficaz: por um lado o animal entra em repouso no período seguinte; por outro um treino adequado suprime as necessidades comportamentais e previne comportamentos indesejados.

Um treino adequado, que não usa meios aversivos, que estimula o animal a resolver problemas e que funciona como reforço da ligação entre o dono ou tutor e o seu animal, é uma atividade enriquecedora para ambos.

O treino não deve ser encarado como uma montra para o dono exibir o seu animal, mas deve, sem dúvida, ser motivo de orgulho! Deve ser adequado a cada espécie, respeitando o “design funcional” do corpo e procurando recorrer a movimentos que remetam para os comportamentos normais de cada um dos seres que treinamos.

O treino deve também manter os donos motivados e interessados!

Assim, aproveitando “a onda” do Campeonato Mundial de Futebol, colocámos a Ozzy (Beagle, 1 ano) a equilibrar-se numa bola para a foto e o Brutus (burro, 9 meses) a procurar e pontapear uma bola, enquanto ambos envergavam um cachecol de Portugal num exercício de manipulação corporal. Sem trelas e sem chicotes. Fair play acima de tudo. O vídeo do Brutus a chutar na bola, encontra-se disponível na página do Facebook: Pet Nanny Bobtail Colina da Torre.Gazeta das Caldas

Bons treinos!

- publicidade -