A semana do Zé Povinho – 02-03-2018

0
887
- publicidade -
Gazeta das Caldas
| D.R.

O jornalismo de proximidade, a imprensa regional, vive dias difíceis e anda à procura de um novo modelo de serviço e de negócio que lhe assegure a sua sustentabilidade. Muitos jornais regionais dependem de grupos económicos, ou da Igreja, ou – directa ou indirectamente – de partidos políticos e câmaras municipais. Poucos são os que sobrevivem enquanto projectos realmente independentes de quaisquer poderes, como é o caso da Gazeta das Caldas, que comemorou recentemente os 93 anos.
Mas para uns e para outros, as quebras na publicidade, o advento do digital, as dificuldades das empresas anunciantes, a falta de apoios do Estado e da UE, os custos de produção, os novos hábitos de consumo mais virados para o digital, têm vindo a pôr em causa a saúde da imprensa regional e não só.
Infelizmente tem-se assistido ao fecho de vários títulos, alguns muito antigos, coisa que nas respectivas localidades se julgaria impensável há poucos anos.
E sempre que desaparece um jornal regional é a Democracia que fica mais pobre, é uma região que perde a sua memória, é o escrutínio dos poderes que fica mais frágil, é o debate público e a pluralidade que ficam a perder.

- publicidade -